Skip to content

Entrevista: Alessandra Garattoni

09/08/2012

Cinco anos atrás, quando nasceu o It Girls o boom dos blogs de moda começou a acontecer. Eles reviraram aquela ideia de que informação era uma coisa restrita a grandes jornalistas e de que opinião só se era mostrada em revistas. Hoje, após a “nova” fase do blog e o lançamento do seu primeiro livro, ela fala sobre moda, jornalismo e o papel que o blog representa em sua vida até os dias de hoje. E sim, respondeu aquelas curiosidades que todas nós temos! Ansiosas? Com vocês, Alessandra Garattoni:

Conta um pouco pra gente a sua trajetória profissional:

Sou formada em Administração e trabalhei na área financeira da estilista Isabela Capeto. Fui subeditora do Glamurama, editora-assistente do site RG, editora de texto da revista RG e assinei matérias para Elle, Vogue, Cidade e Joyce Pascowitch. Desde dezembro de 2007 escrevo textos de moda, beleza, mercado de trabalho, etiqueta e comportamento no ItGirls, blog que dá origem a meu primeiro livro, ItGirls, lançado em dezembro de 2010.

 O que você pensa sobre a moda? No Brasil e no mundo?

Acho que é uma forma de expressão, tanto de quem cria quanto de quem usa.

 Que papéis a moda desempenha na sua vida, além do trabalho?

Mais até do que o trabalho em si, tenho prazer em ler/ver moda. É um recreio pra mim, um prazer pessoal, já que é um tema que me interessa, que me desperta curiosidade.

 Como surgiu a ideia de lançar o seu primeiro livro?

Sempre, desde sempre, tive vontade de publicar um livro. Quando decidi encerrar o It em 2010, resolvi focar nesse desejo e, por sorte, fui procurada por uma editora que tinha interesse na publicação.

Acha necessário ter especialização para ser jornalista de moda?

Não sou jornalista, sou administradora. E acho que não existe uma fórmula, cada caso é um caso. O fundamental pra ser um bom jornalista é escrever bem.

 O que te levou a criar o blog, e porque resolveu encerrar as atividades em 2010?

Vontade própria! Tanto o começo quanto o encerramento (e o recomeço) são frutos da minha vontade, sem nenhuma pretensão!

Como você vê a disseminação dos blogs de moda? Acha que é um mercado saturado ou que veio pra ficar?

As duas coisas! Sim, ele está um pouco saturado, especialmente do ponto de vista comercial – já que recentemente criou-se esse lado comercial, até então inexistente numa mídia que tinha como foco ser algo mais informal e pessoal. Mas, pra quem busca uma satisfação própria, um espaço para se expressar e não tem pretensões diretamente com a página (o que é meu caso), acredito que sempre será um ótimo exercício e uma ótima vitrine.

 O que te prende a atenção em um blog, que te faça voltar sempre e virar leitura diária? Dê algumas dicas para as meninas que estão começando agora e pretendem levar a sério essa vida de blogueira:

Despretensão! Mesmo em blogs mais comerciais gosto de sentir um clima menos profissional, de conversa direta e opinião própria, acho importante que a página seja coerente com a personalidade do blogueiro.

O que você acha que o blog te trouxe de melhor em todos esses anos?

Meu livro e os leitores que se identificam com meu trabalho. Pra uma pessoa que ama escrever, como eu, é sempre muito prazeroso ser lida.

 Quando viajando, o que você procura absorver dos lugares?

Tudo! Adoro tanto o lado mais “secreto”, de dicas locais de quem mora na cidade, quanto o lado mais turístico.

 No seu dia a dia, você segue alguma tendência, se inspira em alguém, segue suas vontades ou é uma mistura disso tudo?

Acho que uma mistura, como quase todas as pessoas. Não me ligo conscientemente em tendências, mas a observação constante acaba por trazer referências que as incluem.

Quem não adora ela??

11 Comentários leave one →
  1. 09/08/2012 6:04 AM

    Ah, ela é uma linda e super inteligente, né?
    Não tem como não curti-la. Amei a interview!
    Beijo

  2. 09/08/2012 11:09 AM

    adoreei a entrevista!!!
    beijos, Renata

  3. 09/08/2012 11:33 AM

    Amei a entrevista!!!
    Ela não era da área de moda então!!!
    Amei saber disso… .tudo pode acontecer né?

    Beijo Grande
    CS
    @BlogCarenSales
    https://www.facebook.com/blogcarensales
    http://blogcarensales.com.br

  4. 09/08/2012 12:08 PM

    Adorei a entrevista Dani!
    Beijo

  5. 10/08/2012 1:44 PM

    Que bacana Dani, adrei a entrevista, beijo =)

  6. 10/08/2012 3:26 PM

    Menina!
    Acredita que não conhecia ela? OMG que vergonha rsrs.

    Adorei!
    E adorei o blog tb!

    Beijao!
    http://byautriches.blogspot.com.br/

  7. 11/08/2012 2:34 AM

    i appreciate your thinking, and the way you express your ideas is amazing. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  8. 11/08/2012 10:57 AM

    O que mais a evidencia é simplismente a informação que ela passa,amooo o It,amei a erntrevista,bjuxx.

  9. 11/08/2012 1:52 PM

    lembro que fiquei tão triste quando ela encerrou o blog e tão empolgada quando voltou! haha
    a Alê é muito querida, gosto demais das postagens dela e curti a entrevista ♥

  10. 11/08/2012 6:07 PM

    Que linda ela <3
    Adorei a entrevista!

    Beijos
    http://www.diariodelooks.com
    @diariodelooks

  11. 13/08/2012 5:01 PM

    Adorei, Dani!
    Muito obrigada pelo espaço!
    bjobjo

Deixe um comentário

