Skip to content

Entrevista com Victoria Ceridono

03/06/2013

VictoriaCeridono-DaniSchwanke02

Ok, é fato. Nessa era tecnológica em que vivemos, quem quer ser jornalista, precisa ser jornalista 24 horas por dia. E muitos, ainda não satisfeitos (claro, são jornalistas), querem ir além. A questão é, desde que a informação foi democratizada através da internet, o jornalista que antes era um, agora se torna dois. E digo isso porque além de termos necessidade de repassar informações, queremos ter um outro veículo que fale a nossa língua, ou seja, que nos permita dar nossas próprias opiniões sobre tudo e sobre todos. Até porque ser jornalista é isso mesmo, não é? Então vamos lá! Hoje, tenho a honra de publicar uma entrevista que sempre quis fazer – de uma pessoa que admiro muito. Ela é novinha, 27 anos, com um currículo de dar inveja em muita gente, e já se tornou editora de beleza da Vogue. Tá fácil, vai!

A entrevistada de hoje é a queridíssima Victoria Ceridono, mais conhecida por Vic, e a garota por trás do delicioso blog Dia de Beauté. É uma das mulheres mais novas a ocupar um cargo como este, então podemos dizer que a Vic já é considerada um expoente dessa nova geração de jornalistas. E exemplo para muita gente! A seguir, ela conta um pouco sobre sua trajetória, fala do preconceito que enfrentou na faculdade, da rotina atribulada e da relação com o público, que é o principal termômetro de sua credibilidade. E claro, conta pra gente quais são os próximos produtos must have da estação.

VictoriaCeridono-DaniSchwanke01

1- Vic, conta pra gente como foi a trajetória da sua carreira até chegar à posição em que está hoje em dia
Muita gente me pergunta como foi que vim parar “aqui” (seja lá onde o aqui seja), então vou contar brevemente meu percurso: Fiz faculdade de jornalismo na PUC em SP – me formei no fim de 2007. Apesar de não ter recebido muitos incentivos na faculdade para seguir na área da beleza, sempre soube que era o que queria, então ignorava os “conselhos” do tipo “isso não é jornalismo”! Por um misto de cara de pau e sorte – e alguns contatos, que sempre ajudam – fui parar na sala da Gloria Kalil, que me chamou para trabalhar no Chic, no segundo ano de faculdade (2005). Eu era estagiária e a única que também gostava de beleza além da moda, então acabei ficando responsável por essa parte do site. Fiquei no Chic por três anos, sendo que no meio disso comecei a escrever matérias de beleza para a Vogue, convidada por uma ex-editora do site que tinha virado redatora-chefe da revista. Em 2008, quando tinha acabado de me formar, fui chamada para ficar fixa na Carta Editorial – era editora de moda e beleza na revista RG (na época RG Vogue) e colaborava com a Vogue, a revista do Iguatemi, Homem Vogue, Vogue Noivas, Passarelas. Em novembro de 2010, quando a Vogue passou a ser publicada no Brasil pela Edições Globo Condé Nast, virei editora de beleza da revista – e aqui estou até hoje.

Ah sim: o blog surgiu no meio disso tudo, em 2007, quando eu ainda estava no Chic e já escrevia pra Vogue. Apesar de estar nesses dois veículos, sentia necessidade de ter um espaço com a linguagem de blog, que sempre gostei, para falar de beleza de um jeito mais pessoal!

2- Pra você, quais são os conhecimentos específicos que os profissionais de Jornalismo devem buscar para cobrir com eficiência essa área?
Além das questões básicas do jornalismo, você deve estudar a história da moda e da beleza e acompanhar ao máximo as notícias sobre esse mundo para estar sempre atualizado, ter referências, saber quem é quem. Também é preciso apurar o senso estético e não ter medo de trabalhar bastante – muitos acham que essa área é só “glamour” e realmente não é bem assim!

3- Qual é a principal diferença entre trabalhar na mídia impressa e virtual?
Acho que a diferença hoje em dia não está em ser impresso ou virtual – há muitos sites com matérias longas e reflexivas, assim como revistas de ritmo rápido e notícias picadas. Diria que chegamos em um ponto que as duas mídias se misturaram bastante – mas acho que a linguagem de blog ainda é muito pessoal. No caso da Vogue, a revista mensal e o site tem abordagens diferentes das mesmas notícias!

4- Como editora de beleza, é você que seleciona as pautas da revista? E como você divide o que vai para o seu blog e o que vai para revista, para não haver conflito de informações?
Eu faço as pautas de beleza da Vogue, mas sempre temos sugestões de colaboradores e de pessoas de outras editorias da revista, não é uma coisa fechada. Quanto a dividir o que vai no blog e na revista não tenho dificuldade alguma, não há conflito pois as abordagens são muito diferentes, já que o blog tem sempre o viés pessoal, da minha experiência.

5- Desde quando você começou a se interessar por beleza?
Ai, acho que nasci assim!

6- Uma curiosidade que todo mundo tem: Como é sua rotina na Vogue?
Hm, pergunta complicada! A rotina é bem dinâmica, então é difícil contar! Mas estou preparando um post no blog para falar um pouco sobre isso, qualquer hora estará no ar!

7- Ah, e não poderia faltar! Quais são as cinco novidades mais quentes do mercado de cosméticos?
Os produtos orientais estão “acontecendo” no ocidente, sendo o mais conhecido o BB Cream. Também estamos olhando bastante para a África como fonte de novos ingredientes, tem matéria sobre isso na Vogue de junho. Batons com pigmentos intensos e ainda mais vibrantes também estão pipocando nas marcas, assim como produtos em forma de lápis – sombra, batom, etc.

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. 03/06/2013 12:40 AM

    Dani, fala sério, arrasou na entrevista! Adorei ler um pouco mais sobre a Vic. Beijão.

  2. 03/06/2013 3:18 PM

    Ahhh que demais Dani!
    Ótima entrevista! Parabéns.
    Beijo

  3. 05/06/2013 1:21 PM

    Ameiiiiii, está ótimo amiga!! Parabéns!!!

  4. 05/06/2013 3:25 PM

    Dani, que demais! A-DO-RO a Vic!
    Beijos, Pá
    @papalombo
    http://www.fashionandptherthings.com

  5. 06/06/2013 1:44 PM

    Nesta terça, dia 07 de abril, a Quality recebe a editora de beleza da revista Vogue – Victoria Ceridono – para um brunch, em parceria com a joalheira Rosália Nazareth.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: