Skip to content

Pensa em ter um blog!?

01/07/2013

Dani-Blog001

De todos os meios de comunicação existentes (e olha que não são poucos), os blogs são os canais que estão há mais tempo nessa brincadeira de mídias sociais. Sabe por quê? São versáteis, podem te ajudar a projetar uma boa imagem profissional (ou estragá-la, dependendo do caso), e ainda conseguem cativar públicos específicos, tornando-se, algumas vezes, um verdadeiro veículo especializado sobre determinado assunto. No nosso caso, moda. Porém (obviamente, sempre existe um porém), começar um blog pode parecer fácil, mas alimentá-lo durante dias, semanas, meses e até anos pode se tornar uma tarefa bem complicada com o passar do tempo. Que envolve muita dedicação, amor, e principalmente, criatividade. Pensando nisso, separei sete dicas que considero essenciais na criação de um novo blog. São dicas oriundas de vivências próprias, por isso, não são verdades absolutas. Quem quiser compartilhar suas experiências, feel free. Afinal, esse espaço é para isso mesmo. Mas então, vamos ao que interessa?

Dani1

Escreva para você – Uma das maiores lições (e a mais simples também), é que você precisa escrever sobre coisas que interessem e inspirem a você mesma. A maioria das pessoas cria um blog sonhando com um grande número de acessos, lucro e fama. Qualquer interesse genuíno de ter um blog fica mascarado com tantas ambições – que muitas vezes (e na maioria delas), acaba nem acontecendo.

É bem simples. Se você for pesquisar a origem dos blogs mais conhecidos atualmente, a resposta vai ser sempre a mesma. “Ah, comecei escrevendo para mim mesma (ou para amigos), e assim foi…” Quando se escreve com paixão (e conhecimento), as pessoas que tem os mesmos interesses que você vão aparecendo naturalmente. Não encare um blog como um trabalho rentável. Encare-o como um trabalho prazeroso, como escrever em um diário.

Dani2

Celebre as pequenas vitórias – Muitas vezes as pessoas ficam cegas quando observam grandes blogueiras, com grandes vitórias. Lançamentos maciços de produtos, milhões de leitores, centenas de milhares de comentários, prêmios, reconhecimento… Sim, são vitórias. Mas o importante é lembrar que essas pessoas também começaram como você, de forma despretensiosa. E se hoje são reconhecidas, é pelo fruto de seu trabalho. Por isso, não deixe de se alegrar com suas pequenas conquistas. Afinal, são essas “pequenas” coisas que nos impulsionam a escrever e se dedicar ainda mais.

Dani3

Se dedique a outras coisas – Pense sozinho: o que te inspira, além de blogar? Tenho percebido ultimamente que meus próprios níveis de inspiração crescem muito quando estou focada em alguma outra atividade. Pode ser conversando com os amigos, lendo um bom livro, assistindo a um filme, documentário, ou fazendo um trabalho da faculdade. Enfim, as opções são diversas. Todos nós ficamos inspirados com algo, e são essas coisas que nos deixam em um estado de espírito positivo para outras áreas da sua vida – como seu blog. Tá vendo como tudo se interliga?

Dani4

Tire um folga durante o dia – Mesmo quando você tem uma lista de textos para escrever, é essencial tirar uma folguinha de pelo menos 20 minutos para refrescar a mente. Isso ajuda muito, principalmente naqueles dias lotados de coisas a fazer. Essa dica está relacionada a dica de cima, mas fazer umas pausas para tomar um café, por exemplo, pode dar uma boa dose de inspiração. Mais ou menos que nem os intervalos que tínhamos na escola, lembram?

Dani5

Faça amizades na mesma área que a sua – Muita gente acredita que a blogueira que escreve sobre o mesmo assunto que você é concorrente. Mas saiba que a aproximação de blogs em conjunto, pode te trazer muitos benefícios. Seja uma nova amizade (afinal, vocês aparentemente tem os mesmos gostos), e até um tipo bacana de parceria. Sempre é muito prazeroso e motivacional ter alguém para trocar ideias e colaborar com você de alguma forma. Fique aberto a novas oportunidades. Mas fique atento aos interesseiros.

Dani6

Atualize suas ideias – Sabe aquela vontade repentina em escrever sobre um novo assunto? Ou quando você acaba enjoando de escrever sobre as mesmas coisas? Ao invés de criar um novo blog, recomendo fazer um novo “projeto” de conteúdo interno para o seu próprio blog. Isso pode ser qualquer coisa, desde uma série nova de posts, uma tag específica, ou dica de livros, por exemplo. O lado bom é que você vai fazer algo novo (que te dará mais inspiração) e também acabará fazendo algo que potencialmente poderia trazer novos leitores. Afinal, é um benefício novo para eles também. Atualizar os assuntos é tarefa fundamental para qualquer blog, seja ele de sucesso ou não.

Dani7

Aprenda mais sobre blogs – Quando você se sentir entediado, desmotivado ou sem inspiração, se comprometa a aprender algo sobre blogs. Isso pode incluir uma pesquisa sobre design, google analytics, SEO, ou até mesmo sobre como mexer melhor na sua plataforma. A maneira de escrever os posts, os títulos, o enquadramento das fotos, tudo isso conta muito. Um site que recomendo é o Independent Fashion Bloggers – com dicas ótimas. É só clicar aqui!

Anúncios
12 Comentários leave one →
  1. 01/07/2013 1:02 AM

    Adorei as dicas e concordo com tudo que você disse, principalmente com rentabilidade! Se você escreve do que gosta, quando gosta e tudo mais, é melhor pra você. Agora vejo muita gente que escreve muita coisa, copia muita coisa, só pra não deixar de postar, sabe??? Muitas pessoas não escrevem de um assunto com propriedade, se ´´e que você me entende!! adorei!!
    beijos

    • 02/07/2013 2:17 AM

      Acho que por isso a maioria dos blogs acabam tendo sempre o mesmo conteúdo, né??? Beijinhosssss

  2. 01/07/2013 3:38 AM

    Adorei adorei o post!
    Muito bom!
    Maravilhosas as dicas e fazem bastante sentindo principalmente para pessoas como nós que estamos começando!

    Mil Beijos

  3. 01/07/2013 2:49 PM

    Otimo post, o Alfinetes começou assim sem pretensão e já tem quase 4 anos.
    O tempo passa.
    bjs

  4. 02/07/2013 12:35 AM

    Adorei as dicas Dani!
    É bem por aí mesmo. Acho engraçado que as pessoas acham que é um trabalho bem fácil ter um blog, mas da muito trabalho.
    Beijo

    • 02/07/2013 2:15 AM

      Acho que é por isso que muitos blogs não dão certo, né??? Dá trabalho até demais hahahaha Mas é muito gostoso! Beijos Lala <3

  5. 02/07/2013 12:42 AM

    Nossa Dani, ADORO seus posts. Sempre tão inteligentes e inspiradores. Amei as dicas!!!

    Bjs bjs bjssss,

    Camilla Marins
    http://www.inventandomoda.com.br

  6. 02/07/2013 2:15 AM

    Oi Dani.

    Adorei esse post, é bem verdade os blogues estão na moda, mas temos de ter prazer em blogar, em partilhar, infelizmente agora quem cria blogue só espera conseguir dinheiro e produtos de graça.
    Já agora aproveito para dizer que adoro seu blogue ;)

    Beijinhos***

  7. Ju Levandoski permalink
    10/07/2013 6:39 PM

    Vc e seus posts incríveis !!
    Sou fã!!! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: