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Entrevista: Mônica Salgado

15/07/2013

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Com o slogan “for the girl with a job”, a revista Glamour teve sua primeira edição em 1939 nos Estados Unidos, bem no princípio da Segunda Guerra Mundial, período de muitas transformações na sociedade, e principalmente, no universo feminino. Hoje, ela já está presente em 16 países ao redor do mundo. E há pouco mais de um ano, desembarcou por aqui, em terras tupiniquins, ao comando da talentosíssima Mônica Salgado – que desempenha seu papel com muita maestria e louvor. Também pudera, a figura que mais se destaca no jornalismo de moda brasileiro – e que está longe de ter uma data de expiração – é ela. Sem puxa-saquismo. A prova é viva, e é muito fácil de ser detectada. Quer saber como? Basta algumas folheadas na revista para perceber que a mocinha não veio ao mundo a passeio. E quem vem, afinal? Mônica inspira, e acima de tudo, nos faz acreditar que o sonho é possível. Mostra ao mundo um jornalismo mais despretensioso, onde dinâmica, repertório e doses extras de tempero linguístico fazem toda a diferença. Transforma a leitura em algo leve, mas sem perder mão do que é necessário.

Ponto pra ela!

A trajetória de Mônica, desde a época que cursava jornalismo pela PUC, foi marcada por muita vontade, sede por aprendizado e alguns obstáculos. Segundo ela, o preconceito por escrever sobre moda sempre existiu. Mas lá foi ela, sem abrir mão do que queria, e quebrando qualquer estereótipo de superficialidade. “Comecei minha carreira em um jornal pequeno, passei por assessoria de imprensa, área de marketing de moda, mas sempre fazendo trabalho freelancer para revistas femininas”, pontua. Se achou verdadeiramente na Vogue, onde criou laços e permaneceu por cerca de quatro anos. Até chegar a Glamour, e o resto, você já sabe.

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Quem a conhece pessoalmente, sabe que Mônica é dona de uma elegância elevada à enésima potência, e de fala rápida – típica de pessoas ansiosas, daquelas que não desligam um minuto. “Enquanto algumas pessoas optam por ver televisão no horário livre, eu estou lendo, devorando revistas e livros do mundo inteiro”, afirma.

Dani pergunta:

Mônica, para você, quais são os conhecimentos específicos que um profissional de Jornalismo deve buscar para cobrir com eficiência essa área?

R: Com certeza é fundamental uma gramática perfeita, curiosidade afiada, e disposição para ler toda e qualquer revista que cair em suas mãos. Além de que você trabalha 24 horas por dia (tenho pautas até em sonhos, acredita?). Precisa ser bem cara de pau, com uma pitada de sorte, e nunca perder o brilho nos olhos.

Como é o dia a dia da redação?

R: Chego por volta das 11 horas da manhã e saio umas 10 horas da noite. Não reclamo nunca, amo meu trabalho! Fora isso, tenho pouca rotina. Muitas reuniões fora, almoços de relacionamento e eventos mil. Mas a revista ocupa mesmo 24 horas do meu tempo, tudo rende pauta! Seja assistindo TV, lendo jornal, conversando com amigos.

Como foi o convite para ser editora chefe da Glamour? Bateu um certo medo, por assumir uma responsabilidade desse tamanho?

R: Era redatora-chefe da Vogue, e passei por um processo de seleção. Medo exatamente não tive, mas sim um frio na barriga positivo diante do desafio desconhecido.

A revista tem só um ano no mercado, mas já se destacou dentre tantas outras com mais tempo nas bancas. Porque você acredita que ela faz tanto sucesso?

R: Porque a gente ousa ser diferente, surpreender, pensar fora da caixinha. Para mim a Glamour é moderna. Se todas as capas têm carão, a gente sorri. Se todas as modelos têm cara de boneca de cera, a gente quer que elas sejam de verdade. O diferente me interessa. Mais do mesmo é chato, entediante.

Acredito que o grande diferencial também seja o humor, e a acessibilidade com a leitora. Isso é um perfil da revista mesmo, ou é exclusividade brasileira?

R: É o perfil da americana e da inglesa, que são os dois grandes casos de sucesso da família Glamour. Em outros países, como a França, por exemplo, você não nota muito esse traço. Mas o humor sempre foi minha paixão. Gosto de textos leves, de conexão íntima. Nunca tive dúvidas que a Glamour no Brasil deveria ter essa personalidade.

Quantas reuniões de pauta vocês fazem por semana?

R: Fazemos uma grande e outras pequenas diárias, com as editorias para checar o andamento das pautas.

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Alguém ainda duvida que ela está indo, e ainda vai muito longe?

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3 Comentários leave one →
  1. 15/07/2013 6:59 PM

    Arrasou Dani!
    Adorei a entrevista!
    Beijo

  2. 17/07/2013 6:23 PM

    Linda, inteligente, simpática e super talentosa! AdorO!
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    http://www.fashionandotherthings.com

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