Skip to content

CAJ 2014: Passei!

09/12/2013

CAJ-2014-Curso-Abril-Jornalismo-Dani-Schwanke-01

Quando tem que ser, é assim mesmo… não tem jeito! Sempre sonhei em fazer o Curso Abril de Jornalismo (mais conhecido como CAJ). Fiquei sabendo sobre ele quando comecei o blog, há quase três anos, e ainda estava no ensino médio. O problema é que o curso é especial para formados – então imaginem a minha ansiedade. Fazendo os cálculos, levaria seis anos para conseguir ingressar. Não, obrigada!

Quem me conhece sabe muito bem que sou louca/apaixonada por revistas. É uma coisa que me fascina e me atrai muito. E nem venha me falar em versões digitais – tenho um discurso pronto pra defender a edição impressa e… defendo com unhas e dentes mesmo.

Mas e aí, como controlar toda a minha empolgação até o final do curso de Jornalismo? Impossível. Ariana como sou, resolvi me arriscar e deixar o destino decidir. E ele, felizmente, disse que minha hora é agora. Em uma bela tarde, presa no trânsito, recebo um e-mail que mudou a minha vida (exagero? provavelmente não). Tinha sido convocada para a segunda fase do curso – as entrevistas. Que medo!

E lá fui eu, até Curitiba, explicar porque merecia essa chance. Tinha lido a respeito, me informado sobre alguns prováveis tópicos que poderiam ser jogados na conversa e decidi: vou ser eu mesma, ponto final. Regras de entrevista de emprego? Falar formalmente? Medir as palavras? Não, não, isso não é comigo (de jeito nenhum). Falei abertamente sobre tudo que me foi perguntado (desde meu livro favorito até a polêmica das biografias), e fui eu mesma – simples assim.

Perguntei, obviamente, porque havia sido chamada (já que estudantes não fazem parte do roteiro do curso). E, para minha surpresa (mais uma vez), escuto: “E não é mesmo… Resolvemos abrir uma exceção pra você, já que eu queria muito te conhecer“. Uau!

Falei (demais, como sempre), excedi o tempo de 20 minutos, e finalizamos com um “até breve“. Saí andando nas nuvens, me sentindo a pessoa mais feliz do mundo. Mas ops! O resultado oficial só sairia em dezembro (mais um mês de espera).

Depois de noites sem dormir, algumas (muitas) crises de ansiedade, eis que na última sexta-feira, sentada em um café, recebo o e-mail que mudou minha vida (de novo, porque não?). Fui selecionada depois de mais de três mil inscritos. Um mês. São Paulo. Editora Abril. Um sonho.

E como não compartilhar com vocês, que me acompanham há tanto tempo? Impossível. Por isso e, claro, para ajudar quem tem esse sonho, disponibilizo meu texto vencedor nesse link aqui. Ah, e fiquem tranquilos porque o blog não para – muito pelo contrário!

CAJ-2014-Curso-Abril-Jornalismo-Dani-Schwanke-02Conheçam um pouco mais sobre curso:

O que é? É o mais tradicional curso de treinamento editorial para recém-formados do Brasil. É um mês de palestras e workshops, em período integral, na sede da Editora Abril em São Paulo.

O curso é destinado a profissionais de todas as áreas com curso superior completo, e aceita inscrições nas modalidades texto, design, fotografia, ilustração/infografia, vídeo e mídias digitais.

Como faço para participar? O processo seletivo é realizado em duas etapas. Na primeira, há análise dos textos e dos trabalhos enviados pelos candidatos. Os textos serão avaliados segundos critérios de correção ortográfica, clareza, concisão e estilo. Os trabalhos de fotografia, design, fotografia, infografia, mídias digitais e vídeo serão avaliados segundo critérios de qualidade técnica e criatividade. Apenas os candidatos selecionados para a segunda fase serão avisados por telefone e serão convidados para uma entrevista pessoal com profissionais da Editora Abril, em São Paulo e outras capitais do país.

O texto, de até 4000 caracteres, precisa responder as perguntas “quem sou eu e por que escolhi o jornalismo como profissão”

Quem quiser saber um pouco mais, a Ana Paula Buzzo, do blog “Não Provoque”, participou do curso ano passado e contou tudo aqui. Vale a pena dar uma conferida!

“O que tem de ser, tem muita força” – Caio F. Abreu | Gostaram da novidade?

6 Comentários leave one →
  1. Juliana permalink
    09/12/2013 11:57 AM

    parabéns, espero que tudo dê certo para vc nessa etapa tão importante da sua vida
    e não esquece do blog não hein?

  2. 09/12/2013 5:36 PM

    Muito feliz por você Dani. Parabéns!

Trackbacks

  1. SP, my new home | danischwanke
  2. Tudo sobre o CAJ 2014! | danischwanke

Deixe um comentário

