Skip to content

Tudo sobre o CAJ 2014!

19/03/2014

CAJ2014-Curso-Abril-de-Jornalismo-2014-Dani-Schwanke-Blog-001

Ufa! Finalmente o post completíssimo sobre o CAJ 2014! Como vocês já devem ter lido aqui e aqui, meu começo de ano foi bem agitado (e bota agito nisso!). Realizei um grande sonho, que tinha desde os meus 15 anos, que era fazer o Curso Abril de Jornalismo e passar uma temporada em São Paulo. Pois bem, depois de 31 dias, 33 palestras, 66 novas pessoas (que, ao final, foram bem mais), eis que estou aqui: sentada, frente a frente para tela do computador. Mesmo lugar onde escrevi meu texto de inscrição. Mesmo lugar onde soube que tinha, de fato, sido aprovada.

Posso afirmar com toda certeza que foi uma das melhores experiências que tive até hoje. Conheci pessoas maravilhosas, das quais me inspiraram muito (e me fizeram, ainda bem, ter a certeza de que estou no caminho certo), e conheci outras nem tanto (das quais, ainda bem também, me fizeram enxergar que posso ser muito melhor). O preconceito pela minha idade existiu (as usual), mas – como diria Edward Pimenta – “welcome to the jungle“. O mundo não é maravilhoso (só as vezes), e precisei engolir muitos sapos ao longo do caminho. Resultado final? Amadurecimento de um ano, em um mês. Se valeu a pena? Ô, se sim! Se faria tudo de novo? Sem pensar duas vezes!

caj-2014-curso-abril-jornalismo-dani-schwanke-03

Mas vamos falar do curso (que muita gente já me pediu)! Logo no primeiro dia tivemos um hello oficial com o Edward (coordenador do curso), e uma palestra de boas vindas com o querido Thomaz Souto Corrêa – acho que não teve uma pessoa que não tenha se emocionado ao ouvir ele falar. Depois de tanto tempo na área, é uma das poucas pessoas que ainda é extremamente apaixonada pelo que faz (e que mantêm o tal brilho nos olhos, que tanto falam).

Descobri, nesse mesmo dia, que iria fazer parte do projeto MdeMulher. Nossa missão era produzir conteúdo jornalístico, altamente sociável, sobre AIDS (tema mega polêmico), para mulheres na faixa de 20 a 30 anos. De início pareceu um tema fácil, mas… Parece que quanto mais debatido, pior. Além disso, tínhamos que bater uma meta: 1000 compartilhamentos nas redes sociais e 100.000 views no site. Mas como? Como iríamos abordar um tema pesado, fazendo com que mulheres (eu e você) publicassem em suas páginas pessoais? Difícil, né?

Depois de dias e dias de discussões, resolvemos criar um vídeo super bacana. Perguntamos pra 47 mulheres se, naquele momento, existia alguma chance delas terem HIV. Captamos as expressões faciais (muitas engraçadas, por sinal), e o resultado foi esse abaixo:

Depois desse start, cada um se focou em produzir uma matéria pro portal. Minha linha de pensamento foi um pouco diferente – pensei no que eu (mulher nessa faixa etária) compartilharia facilmente na minha timeline.

Após uma conversa incrível com o blogueiro anônimo do Brasil Post (links dos textos dele aqui), me senti muito mais sensibilizada com o assunto do que quando vejo algum comercial na televisão ou quando uma revista faz uma daquelas matérias batidas sobre o tema. Pensei: “preciso de uma personagem pra contar uma história“. Um relato real, de uma mulher que poderia ser qualquer amiga minha (ou eu mesma, porque não?). Nisso, conheci a Flor. Uma mulher com uma história de vida linda, e que emocionou muita gente com o texto abaixo. Quem quiser ler na íntegra, é só clicar aqui.

caj-2014-curso-abril-jornalismo-dani-schwanke-04

Outros textos produzidos pela minha equipe (e que valem a pena o clique) foram: “Como convencer o namorado a fazer o teste de HIV“, “O que 6 pessoas que vivem com HIV gostariam que você soubesse” e “‘Clube de Compras Dallas’ e outros 16 filmes sobre amor e sexo“.

Como esse último mês foi muito corrido (já deu pra perceber, né?), não consegui atualizar tanto o blog como gostaria. Mas, ao menos, meu Instagram ficou recheado de imagens e relatos sobre o curso. Abaixo, algumas fotos que estão por lá (@danielaschwanke):

CAJ2014-Curso-Abril-de-Jornalismo-2014-Dani-Schwanke-Blog-008

Agora, para quem quiser participar do curso no ano que vem, aqui tem algumas infos bastante úteis:

O que é, afinal, o curso? É o mais tradicional curso de treinamento editorial para recém-formados do Brasil. É um mês de palestras e workshops, em período integral, na sede da Editora Abril em São Paulo.

O curso é destinado a profissionais de todas as áreas com curso superior completo, e aceita inscrições nas modalidades texto, design, fotografia, ilustração/infografia, vídeo e mídias digitais.

Como faço para participar? O processo seletivo é realizado em duas etapas. Na primeira, há análise dos textos e dos trabalhos enviados pelos candidatos. Os textos serão avaliados segundos critérios de correção ortográfica, clareza, concisão e estilo. Os trabalhos de fotografia, design, infografia, mídias digitais e vídeo serão avaliados segundo critérios de qualidade técnica e criatividade. Apenas os candidatos selecionados para a segunda fase serão avisados por telefone e serão convidados para uma entrevista pessoal com profissionais da Editora Abril, em São Paulo e outras capitais do país.

O texto, de até 4000 caracteres, precisa responder as perguntas: “quem sou eu e por que escolhi o jornalismo como profissão.”

______________________________________________

E aí? Gostaram? Quem tiver dúvidas, pode me mandar um e-mail! O curso vale muito a pena mesmo – ou seja, se inscrevam e corram atrás! Até porque, como diria Caio F. Abreu, “o que tem de ser, tem muita força”. Boa sorte pra todo mundo!

Special tks pras queridas Amanda Luz e Dani Bertocchi (do MdeMulher) e pro João Abrahão, que está fazendo um trabalho maravilhoso com o Atitude Abril (curtam aqui).

7 Comentários leave one →
  1. 19/03/2014 1:05 PM

    oi dani (: queria saber, no final do curso normalmente os participantes são contratados? um amigo meu tinha me dito que eles eram direcionados para as revistas de acordo com seus perfis

    • 20/03/2014 4:41 AM

      Simm, eles direcionam pra algumas revistas! Algumas pessoas ficam por lá definitivo, outras saem mas fazem frila… Enfim, o seu desempenho lá (e o que eles estão precisando no momento) que vai dizer ;)

  2. 19/03/2014 1:54 PM

    Danii que tudoo, deu um frio na barriga só de me colocar em seu lugar haha, muito show, sucesso sempre, quando fazemos o que amamos o sucesso é garantido neh? beijoo

  3. Marcela permalink
    10/11/2014 1:30 PM

    Oi Dani, achei seu post muito esclarecedor! Me tira uma dúvida, quais são as despesas dos participantes aprovados no Curso?

    Espero que consiga responder esse comentário!
    Bjs

    • 11/11/2014 9:22 PM

      Oi Marcela!! Obrigada pelo seu contato!
      A única coisa que o pessoal da Abril dá é vale refeição (almoço e janta), no refeitório da empresa. Além de um seguro saúde.
      Mas locomoção e estadia é por nossa conta :( Mas olha, vale o investimento!
      Qualquer coisa me manda um e-mail: danielaschwanke@hotmail.com
      Beijinhos

Trackbacks

  1. Retrospectiva 2014: Os mais acessados! | danischwanke

Deixe um comentário

