Skip to content

Três poemas de Fernando Pessoa

12/08/2014

pessoa-20130103-080737

Não existe poeta que eu mais ame no mundo do que Fernando Pessoa. Pelo menos por enquanto. O fato é que, agora que retomei a faculdade de Jornalismo, voltei a dedicar boa parte do meu tempo à leitura (e a descobrir novos escritores). Comprei recentemente um livro que traz a obra completa de Álvaro de Campos (alter ego de Pessoa), e também peguei na biblioteca da cidade um livro de poemas dele sobre o amor. Ou seja, basicamente tudo o que tenho lido nas últimas duas semanas é isso: poesia.

Abaixo trouxe três dos meus favoritos:

Presságio

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar pra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente…
Cala: parece esquecer…

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pra saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar…

Por quem foi que me trocaram

Por quem foi que me trocaram
Quando estava a olhar pra ti?
Pousa a tua mão na minha
E, sem me olhares, sorri.

Sorri do teu pensamento
Porque eu só quero pensar
Que é de mim que ele está feito
É que tens para mo dar.

Depois aperta-me a mão
E vira os olhos a mim…
Por quem foi que me trocaram
Quando estás a olhar-me assim?

Dei-lhe um beijo ao pé da boca

Dei-lhe um beijo ao pé da boca
Por a boca se esquivar.
A ideia talvez foi louca,
O mal foi não acertar.

Ilustração de João Beja: http://www.artmajeur.com/joaobeja/

2 Comentários leave one →
  1. 27/09/2014 9:58 PM

    olá sou o autor deste desenho de fernando pessoa poeta que muito aprecio e vou homenageando através do desenho e pintura. veja mais trabalhos meus sobre pessoa. em artmajeur.com/joaobeja, em jobeja.blogspot.com,
    saudaçôes cordiais de joão beja
    ps:um link seria ótimo

    • 02/10/2014 1:59 AM

      Puxa, que demais! Parabéns pelo seu trabalho, é incrível! Já coloquei os créditos para você :) Mil beijos!

Deixe um comentário

