Skip to content

Por que devemos nos ajudar mais ♥

30/04/2015

Helena

Já fazia algum tempo que queria falar sobre a Helena. Principalmente depois de ler a última edição da Cosmopolitan Brasil, cuja chamada de capa é “por que devemos apoiar mais as outras mulheres“, exatamente sobre o que a Helena falou em um texto no seu blog pessoal, o The Styland, e exatamente o que penso há muito tempo mas nunca parei para escrever e/ou debater sobre o assunto.

A questão é que os dados assustam. Segundo a reportagem, uma pesquisa do instituto americano Pew Research Center, publicada em outubro de 2014, mostrou que metade das internautas (entre 18 e 24 anos) critica e julga outras mulheres pela internet. E sabemos que é muito mais do que isso. Basta dar uma olhada rápida no perfil de mulheres (publicamente conhecidas) para ver que boa parte dos julgamentos vem exatamente do público feminino. Sem falar na tal rivalidade que muitas vezes existe quando duas de nós exercem o mesmo cargo e/ou trabalham juntas. A coisa só piora. Virtual ou pessoalmente.

Bom, eu conheci a Helena pelo Linkedin. Ela em Portugal, eu no Brasil. Oito mil quilômetros de distância. Trabalhamos na mesma área, gostamos das mesmas coisas e, pelo que percebi quase que de imediato, pensamos exatamente igual sobre diversos assuntos – principalmente quando são ligados ao universo feminino. E aí muita gente poderia questionar se somos concorrentes, rivais, ou seja lá o termo que gostariam de usar. E talvez sim. Talvez seja mesmo dessa forma que as mulheres enxergariam essa relação. Mas conosco aconteceu o contrário. Logo nas primeiras conversas trocamos experiências, contatos, ideias, desejos, e por aí vai. E como é bom poder fazer isso!

E como gostaria que todas as mulheres assim o fizessem. Elogiar, ao invés de criticar. Ajudar, ao invés de se sentir ameaçada. Como diz a Helena, “degrau a degrau, todas conseguimos subir”. Mas juntas, de mãos dadas, a força é muito maior. Por isso achei o máximo a campanha que a revista criou, a #CosmoElogieDeVolta. A ideia é criar uma rede de apoio feminino para fazer bem às pessoas que você admira e se inspira. Até porque essa ideia de rivalidade feminina já está se tornando tão last season, não acham? Aproveito a deixa para compartilhar com vocês a mini entrevista que fiz com a Helena para o Brasil Post (junto com a Patrícia Rebelo, que já falei anteriormente).

O The Styland já está na minha barra de favoritos e vale o clique, ok? ;-)

Helena 03

  • Helena, como começou o The Styland?

Ele nasceu no início de 2014 aquando da vontade máxima de criar conteúdos independentes. Na altura, trabalhava há alguns anos como editora de beleza e jornalista na revista Happy Woman, mas sentia que tinha de extravasar a minha criatividade para outros lados. O The Styland acabou por ser uma forma de trazer algum conteúdo editorial ao mundo dos blogs e nasceu após uma viagem a Estocolmo, com a marca sueca Oriflame. Fui enquanto jornalista para cobrir o evento que envolvia bloggers e jornalistas de toda a Europa e, para mim, foi como um boost de energia e inspiração que me levou a chegar a casa, a sentar-me e a criar, numa noite, o The Styland. Ter estado rodeada de mulheres e jornalistas que eu já seguia e conhecia o trabalho, fez-me perceber que precisava de criar algo mais com o meu nome, precisava de falar mais sobre todos estes temas do mundo feminino que fazem parte da minha vida e, acima de tudo, precisava de acrescentar algo mais ao meu caminho.

  • Qual é a especialidade do blog?

Quando ele nasceu, optei por juntá-lo a um outro blog que já tinha, mais focado em relacionamentos, e acabei por tornar o The Styland uma plataforma feminina que vai desde a beleza, à moda, aos relacionamentos, ao mundo da mulher. Mas, enquanto editora de beleza, acho que o meu foco acaba mais por ser a beleza porque já está dentro de mim. O que procuro, acima de tudo, é que o The Styland seja uma plataforma (pessoal) mas que traga conteúdos novos às mulheres. Falo muito de temas relacionados com a necessidade da mulher aceitar o seu corpo e, nos últimos meses, comecei a fotografar outras bloggers em Portugal e o The Styland, neste momento, é já uma plataforma de inspiração, com outras mulheres, com vários temas, com muita cultura. E depois tem também o outro lado, o mais pessoal, focado na minha vida, na minha beleza e no meu day by day.

  • Como funciona sua rotina de postagens?

Eu não tenho uma rotina de posts muito rígida. Como escrevo para outros meios de comunicação em Portugal, não sou daquelas bloggers que mete conteúdos novos religiosamente todos os dias. Infelizmente, não consigo ser isso. Mas,já que sou jornalista de lifestyle, acabo por colocar muitos conteúdos de coisas que vão acontecendo neste meio e as leitoras podem também encontrar no site muitas novidades e muitas imagens de eventos. Mas, regra geral, coloco sempre o mínimo de 4 posts durante a semana.

  • Quais são suas marcas de beleza favoritas?

Embora tenha acesso a muitas novidades e tenha a sorte de conhecer e experimentar todas as marcas, inclino-me muito para os produtos de cuidado com filosofias naturais, como Caudalie, Clarins, O Boticário, Nuxe… Na maquilhagem, as minhas marcas favoritas são Mac, Yves Saint Laurent, Mary Kay e Lancôme. Na make-up procuro, acima de tudo, boas texturas, ingredientes minerais e boas coberturas. Há produtos que adoro que são de outras marcas, como o Fond de Teint de Eisenberg mas, regra geral, procuro sempre conciliar marcas para conseguir bons produtos dentro do budget. Assim, gasto mais em bases e batons, mas depois compenso o resto com produtos mais acessíveis.

  • O que não pode faltar no seu necessaire?

O meu necessaire tem algumas coisas imprescindíveis: nunca saio de casa sem hidratante porque, sem o rosto devidamente hidratado, não há maquilhagem que faça milagres. Sendo assim: hidratante, base, pó, blush, eyeliner, máscara, batons e sombras terra andam sempre comigo para todo o lado.

  • O melhor de morar em Portugal é…?

Para mim, o melhor de Portugal é a cultura, o sol, os miradouros, a nossa comida, as praias e o facto de sermos um país caloroso e com uma mentalidade aberta a tudo o que é novo. Há quem diga que somos pequenos, é verdade, mas é exactamente isso que gosto. Porque moro a 5 minutos da praia e a 15 minutos do centro de Lisboa. Tanto posso relaxar nos jardins e nas praias como posso ir para o centro da cidade, jantar na Baixa e sair para os bares do Bairro Alto. Face a toda a conjuntura política e económica que o nosso país está a atravessar, acho que Portugal continua a ser dos melhores países para se morar.

Para ler mais sobre a Helena, basta acessar este link aqui.

6 Comentários leave one →
  1. 30/04/2015 10:48 AM

    É mesmo assim, não há motivos para rivalidades. A Helena tem um blog incrível e merece ser referenciada! Beijinho *

  2. 30/04/2015 2:55 PM

    Muito bacana o post dani e vou correr para conferir o blog da Helena que além de super estilosa e muito alto astral e um doce!

    Bjokas para todas vocês

    Pri

  3. 01/05/2015 11:30 AM

    Ohh és um amor. Não li essa matéria (porque aqui não há a Cosmo Brasil, a não ser que eu acesse o site :P ) mas sim, concordo com tudo. Estas são algumas das ideias que eu aqui também batalho muito. Há muita rivalidade, muita inveja e muitas vezes as mulheres levam para o lado pessoal as críticas. Quando dizemos que algo no trabalho não está bem, elas ao invés de pensarem sobre isso, recebem como um ataque. Nesse ponto, acho que os homens funcionam melhor em território de trabalho. Gostei muito dessa campanha porque é realmente importante, e cada vez mais, as mulheres terem essa percepção de ajudar outra mulher. Este deve ser um dos maiores motes da actualidade :) E acho que ainda vamos trabalhar muito juntas :)
    Beijo grande <3

    • 04/05/2015 12:35 AM

      Vou levar umas revistas para ti quando eu for a Portugal :) A Cosmo e a Glamour daqui são ÓTIMAS!
      E espero mesmo que um dia possamos trabalhar juntas ♥ Beijinhos!

Deixe um comentário

